Apostila materiais elétricos
EFEITO PELICULAR
Este efeito se caracteriza pela diminuição da densidade de corrente no interior de um condutor, simultaneamente a uma aumento da corrente na coroa ou seção mais externa, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado aplicado ao mesmo. Esta caracteristica torna-se mais pronunciada proporcionalmente ao aumento da frequência de excitação.
O efeito pelicular evidencia-se mais nas altas frequências, e a distribuição da densidade de corrente, j, se faz exponencialmente , a partir da superficie, função do material e da frequência.
Assim, a distância em que a densisdade de corrente decresce de 63% é conhecida como profundidade de penetração e é calculada pela da seguinte forma: x1 = ( ρ / µ fπ ) 1/2 onde, ρ = é a resistividade volume em ohm-metros; f = é a frequência em hertz; µ = é a permeabilidade em henry / m.
Para se atenuar a ação do efeito pelicular, é costume a utilização do cabo anular (oco) ou cabos segmentados.
69
AP05 – MATERIAIS EL’ETRICOS – SH 2002
RESISTÊNCIA CC E RESISTÊNCIA CA DE UM CABO
Em consequência do efeito pelicular, teremos dois tipos de resistências a serem levadas em consideração, considerando um mesmo condutor de comprimento unitário.
RCC = resistência CC = ρ.l / π.r2 = ρ / π. r2
RCA = resistência CA = ρ.l / 2.π.r.PP = ρ / 2.π.r.PP
Onde , PP é a profundidade de penetração ou X1.
CONDUTORES ELÉTRICOS
( Fios e Cabos)
Condutor elétrico é um produto metálico, geralmente de forma cilindrica, constituido de materiais que apresentam boa condutividade, sendo em geral de Cobre Eletrolítico e, em certos casos de Aluminio.
O fio é um condutor sólido, maciço em geral de seção circular, com ou sem isolamento. Cabo é um conjunto de fios encordoados, podendo ser isolados ou não, conforme sua aplicação. Normalmente os cabos apresentam boa flexibilidade, se comparados com fios de mesma capacidade de carga.
Os fios e cabos são especificados através