Projeto
TI VERDE: SUSTENTABILIDADE
Projeto apresentado à professora Andrea Barreto, com o objetivo de mostrar a importância e conhecimento na área de atuação da tecnologia da informação.
DIAS D’ÁVILA
2012
1. TEMA
TI VERDE: SUSTENTABILIDADE.
2. JUSTIFICATIVA
Num momento em que o mundo inteiro se preocupa com o meio ambiente e se volta para soluções sustentáveis, às empresas de Tecnologia da informática perceberam que seus produtos estavam na contramão desse novo modelo, consumindo energia, usando matéria-prima de recursos não renováveis e, principalmente, gerando um lixo eletrônico ou lixo tecnológico que em muitas cidades não tem um destino certo. Com isso, os grandes fabricantes do setor começaram a pensar no desenvolvimento de produtos “ecologicamente corretos”. O que deu origem a ti verde. Essa está sendo considerada a maior revolução depois do surgimento da informática. A tecnologia da informação pode apoiar o desenvolvimento sustentável, utilizando novas técnicas ou criando novas tecnologias para apoiar a gestão efetiva dos recursos naturais, principalmente os não-renováveis, como por exemplo, o petróleo.
Entretanto, apesar do fato de que as empresas estejam procurando se adequarem, a degradação ao ambientes continua em ritmo crescente. Apenas um número pequeno de empresas busca a sustentabilidade e as melhorias conseguidas são pequenas diante da demanda crescente por produtos e serviços, originada desenvolvimento econômico.
Por isso a ti verde e sustentabilidade andam de mãos dadas no objetivo de corrigir os danos causados pela influencia tecnológica, além disso, existem várias pessoas na área de informática trabalhando em busca de novos resultados, ongs, ambientalistas entre outros também trabalham na intenção de minimizar os mesmos impactos, varias alternativas estão sendo tomadas em função da responsabilidade ambiental. No entanto, definem-se TI Verde como a capacidade de