Projeto
A Capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições detalhadas sobre sua prática.
A Capoeira surgiu no Nordeste brasileiro.com a vinda de mão-de-obra escrava principalmente da Angola. A Capoeira é uma luta disfarçada de dança desenvolvida pelos escravos contra os maus tratos sofridos. O ambiente da capoeira é a roda dirigida pelo mestre, é realizada nos terrenos próximos às senzalas chamadas de capoeirão. Até 1930 a capoeira era proibida. Foi então que o mestre Bimba mostrou a arte ao Presidente Getúlio Vargas, que gostou tanto da capoeira, que a promulgou como Esporte Nacional, sendo, dia 03 de Agosto o dia Nacional da Capoeira.
A Vinda dos Escravos.
O problema da mão-de-obra, no Brasil e na América em geral, deu ensejo ao desenvolvimento de um dos mais lucrativos negócios da história, que foi a escravidão negra. Negros aprisionados na África passaram a ser mercadoria importante para a atividade comercial e a servir como força produtora, primeiro na própria Europa, nas ilhas do Atlântico e depois na America colonial. Para ter o africano como escravo, era necessário suprimir-lhe a cultura – a alma – transformando-o em bicho ou coisa. Suprimiam-lhe o nome tribal, impondo-lhe outro, português, proibiam-lhe a religião ancestral, forçando-o a aceitar a de Cristo. Como se isso não bastasse, os brancos escravistas completavam o serviço com a pancada, a chibatada, o açoite.
Com a chegada dos europeus à África, a partir do século XV, começaram a capturar escravos negros para a troca com os traficantes brancos por bebidas, armas, panos e enfeites. Os escravos negros apanhavam durante a longa viagem até o litoral, apanhavam no convés do navio, durante a travessia do