Projeto
Congelamento de sêmen do epidídimo de animal terminal ou morto.
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, com objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.
M.V.DR. Leonardo Franco Martins
Dourados-MS
2012
Projeto A utilização de biotecnologias reprodutivas para equinos tem sido muito pesquisadas e desenvolvidas para atender esse grande mercado restrito e em expansão. Esse projeto já descrito por outros visando guardar material genético de um garanhão de alto valor zootécnico á beira da morte ou já em óbito eternamente. Proprietários pedem para fazer essa criopreservação, pois o sêmen da cauda do epidídimo este apto à fertilização assim sendo possível obter armazenamento para posterior utilização sem prazo para esse material genético. Logo após a retirada dos testículos do animal do projeto que veio a óbito dia 13/01/2012 foi refrigerado mergulhado em solução Ringer lactato e levado ao laboratório refrigerado a 15ºC, chegando foi isolados a calda do epidídimo e ducto deferente os canalículos foi lavado com diluente após isso o esse liquido contendo espermatozoides foi feita a concentração, centrifugado retirado sobre nadante e suspenso com crioprotetores, envasado em palhetas de 0,5ml e submetido ao processo de congelamento.
Palavras-chave – biotecnologia, congelamento, epidídimo, genético, garanhão, sêmen, óbito.
Introdução A utilização da técnica de congelamento de sêmen da cauda do epidídimo de animais terminais ou mortos possibilitando uma armazenagem de material genético dos reprodutores visando armazenamento. O congelamento de sêmen do epidídimo tem sido já utilizado em outras espécies como: cães (Martins et. al., 2006), gatos (Tebet et. al., 2006), no mercado equestre muitos