Centro de materiais esterilizados
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS
SAÚDE COLETIVA III
S.C.S
Santa Maria, RS, Brasil
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre o funcionamento e os vários métodos utilizados em um Centro de Materiais Esterilizados. Aborda ainda os procedimentos que competem ao enfermeiro no CME.
OBJETIVOS
A pesquisa tem como objetivo explicar de forma simples quais e como são utilizados os diferentes métodos de esterilização de um Centro de Materiais Esterilizados, juntamente com as citações que revelam as competências dos enfermeiros que trabalham no local estudado.
.
MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO
Esterilização por vapor saturado sob pressão
O aparelho utilizado para este processo é a autoclave, composto por uma câmara - onde se acondiciona o material, por uma válvula na porta - que mantém a pressão interna mediante instrumentos que medem a pressão e a temperatura. Seu funcionamento combina a ação do calor, pressão e umidade na destruição de microrganismos, por agirem na estrutura genética da célula.
A autoclave funciona sob pressão de 1 a 18 atmosferas, dependendo do equipamento. O tempo de exposição do material ao vapor varia de acordo com o seu tipo, temperatura e pressão atmosférica. De forma geral, para o material de superfície, o tempo necessário é de 30 minutos em temperatura de 121ºC ou 15 minutos em temperatura de 134ºC; para o material de densidade, 30 minutos em temperatura de 121ºC ou 25 minutos em temperatura de 134ºC.
Este tipo de esterilização está indicado para todo material resistente ao calor úmido, como tecidos (aventais, campos cirúrgicos, campos fenestrados), materiais de borracha e de metal. É contra-indicado para materiais termos sensíveis, como cateteres e materiais de terapia respiratória.
Após o material ser colocado na autoclave, inicia-se a drenagem do ar dentro da