Hardware
Em um ambiente de DATA CENTER, que oferece seus serviços para pequenas, médias e grandes empresas, fiz as seguintes escolhas:
Opção de Infra: Scale-Out. O Scale-In não é eficiente para uma aplicação de ERP, pois precisamos não somente de performance, mas também de alta disponibilidade e somente com servidores em cluster teremos performance e alta disponibilidade.
Ambiente: OLTP. Pois as aplicações de ERP se enquadram neste tipo de ambiente.
Estratégia: Para um ambiente onde rode uma aplicação ERP (Enterprise Resource Planning) precisamos de alta disponibilidade e tolerância a falhas, por isso teremos redundância nos principais pontos de falha que são: o servidor de aplicação, o servidor de gerenciamento do banco de dados e os switches fazendo a redundância dos links distribuídos.
Para mantermos essa alta disponibilidade, tolerância a falhas e integridade dos dados no servidor de gerenciamento do banco de dados escolhemos o Oracle Database 10g Enterprise Edition com Real Application Cluster que é bastante confiável e suporta grande volume de dados.
Tanto o servidor de gerenciamento do banco de dados quanto o servidor que vai rodar a aplicação do ERP, escolhemos o Red Hat Enterprise que é um sistema operacional onde podemos contar com a alta disponibilidade e com o alto índice de segurança dos dados. Tudo isso em cima de uma rede gigabit, pois no quesito custo x benefício foi a tecnologia que apresentou uma boa velocidade e não é muito cara.
Usaremos a estratégia de Storage Area Network (SAN) para otimizar a performance entre o servidor de gerenciamento do banco de dados e o servidor de aplicação.
Toda esta infra será realizada no seguinte hardware: 16 HPs Integrity rx5670, 4 HPs StorageWorks SAN Switch 2/32, 1 HP ProCurve 4148gl, 64 HPs StorageWorks MAS 1000 e 80 HPs ProLiant DL360 G3 como os hosts clientes.
Os preços de hardware, Sistema Operacional com suas respectivas justificativas de preço por usuário e todos os demais