Projeto
1.1 – No pêndulo actuam a força gravítica e a tensão.
1.2-
1.3- A força restauradora responsável pelo movimento do pêndulo é a força gravítica, mais precisamente a componente tangencial do peso.
1.4- O pêndulo gravítico pode ser considerado um oscilador um oscilador harmónico simples desde que o ângulo entre a posição vertical do pêndulo e a oscilação máxima seja igual ou inferior a 10º.
1.5- Para pequenas oscilações, o período do pêndulo é independente de amplitude, ou seja para amplitudes até 10º e com o mesmo comprimento do fio o período é o mesmo.
1.6- Relógio de pêndulo é um mecanismo para medida do tempo baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.
Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afectarem todo o sistema mecânico, variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°, fazem um relógio adiantar cerca de 15 segundos por dia, o que não é tolerável. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito.
2.1- São directamente proporcionais.
2.2- Quanto maior for o comprimento do fio maior será o período do pêndulo.
2.3- Para calcularmos a aceleração gravítica alteramos a fórmula chegando a esta:
T=2πlg <=>g=4π2lT2
2.4- O comprimento do fio aumentará devido à dilatação provocada pelo calor. Desta forma o período do pêndulo será maior. 2.5- Não o período de um pêndulo não será igual em todos os lugares da Terra uma vez que mesmo no planeta, a aceleração da gravidade varia do equador para os pólos, o que mesmo que de forma que imperceptível levará à variação do período.
2.6- Não, pois o período depende também da aceleração gravítica e como esta é diferente da Terra para a Lua o período também será diferente, quanto maior a aceleração da gravidade menor o período na