Projeto social
Objetivo:
Auxiliar pais e educadores quanto aos cuidados necessários nos primeiros momentos da infância, desenvolvendo encontros entre estes com psicólogos, assistentes sociais, educadores e conselheiros tutelares ou outros membros da sociedade interessados em buscar soluções práticas que facilitem o bom desenvolvimento da criança e do adolescente.
Justificativas:
Políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do cérebro humano, defendido pelo Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard (FCMSV, 2012)
Modo de Ação:
Os encontros serão voluntário e realizados uma vez por mês em cada bairro, em horário e local definidos pela comunidade e pelos representantes públicos.
Ocorrerão palestras e workshops que abordem a problemática mais evidente no que se refere à saúde familiar, buscando convencer os moradores sobre as melhores atitudes que deverão ser tomadas, a fim de permitir a evolução das crianças e dos adolescentes.
Após cada palestra ou workshop deverão ser realizadas rodas de debate, onde o palestrante ou o representante público inicia a conversa e pergunta aos participantes se houveram dúvidas durante o encontro. Os participantes devem ser encorajados a se apresentarem e demonstrar suas angústias, fazendo com que todos busquem soluções comuns, de acordo com as experiências de vida de cada um.
Será realizado um cadastro de cada participante, constando o nome, o endereço, meios de comunicação (telefone, e-mail ou rádio), nome da escola ou creche que o(a) filho(a) frequenta e o nome completo do(a) filho(a).
Serão realizadas visitas em escolas, creches e postos de saúde, a fim de observar e anotar as frequências e o estado de saúde de cada aluno, filho de cada participante dos encontros.
Incentivar os moradores do bairro a participarem dos encontros, mostrando que todos devem se mobilizar para buscar melhores alternativas aos problemas enfrentados no cotidiano da sociedade.
A cada encontro ou visita