Obesidade
Introdução:
* A alimentação tem cada vez mais um papel fundamental na nossa saúde. A obesidade é uma doença, que provém essencialmente de uma alimentação muito descontrolada. * A prevalência de obesidade a nível mundial é tão elevada que a Organização Mundial de Saúde considerou esta doença como a epidemia global do século XXI.
O que é a obesidade? * A obesidade é uma doença crónica caracterizada pelo armazenamento excessivo de gorduras. Um indivíduo é considerado obeso quando a quantidade do tecido adiposo (tecido conjuntivo formado por células de gordura e pequenos vasos sanguíneos) aumenta a tal ponto que a saúde física e psicológica são afectos, diminuindo assim a esperança de vida.
O que causa? * A principal causa de obesidade é a ingestão em grande quantidade de gorduras e açúcares, mas também a falta de actividade física e a vida demasiado sedentária.
Os factores que levam a este desequilíbrio podem ter origem genética, ambiental, individual, entre outros…
Consequências da obesidade
A obesidade tem diversas consequências, entre as quais se destacam: * Cancro; * Hipertensão; * Diabetes tipo2; * Problemas cardíacos; * Insuficiência renal; * Problemas na vesícula; * Infertilidade; * Triglicerídeos.
Soluções para prevenir a doença …
Para combatermos a doença, devemos desde muito cedo adquirir vários hábitos de forma a tornar a nossa vida mais saudável, nomeadamente: * Uma dieta saudável deve ser incentivada desde a infância; * A prática de desporto físico (correr, caminhar); * Diminuir a ingestão calórica, ou seja, diminuir as gorduras e açúcares e aumentar as frutas e vegetais; * Prevenção do ganho de peso excessivo, diminuir a ingestão de quantidade de alimentos; * Diminuir o ganho energético, diminuindo assim, a vida sedentária.
Como combater a obesidade? * A obesidade pode ser combatida: * Consultando ajuda médica (nutricionista); * Fazendo dietas