Projeto Social
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA E DESPORTOS
OBESIDADE INFANTIL E SEUS FATORES DE RISCO
Trabalho destinado à disciplina de Metodologia da Ciência. Professora Dra. Katia Mika Nishimura
Por:
Marcelo Bruno Almeida da Silva – 201314539-8
SEROPÉDICA,
2014
Introdução: São vários os fatores que podem pesar para a baixa adesão a exercícios físicos. Dentre eles está a dificuldade dos pais e/ou responsáveis de levarem as crianças aos centros de esporte, tanto pelo custo quanto pelo deslocamento e disponibilidade de tempo, que deve obedecer a intervalos frequentes, dando assim, início à obesidade infantil nos filhos, desde novos.
A obesidade infantil é uma doença que cada vez mais vem atingindo as crianças. Ao andar em uma rua, no mercado, na escola, encontram-se facilmente crianças acima do peso ou obesas, não é só um problema dos países desenvolvidos ou ocidentais, mas uma realidade em todo mundo, apesar dos índices serem maiores nestes países. Alguns a classificam como doença, outros até mesmo como uma epidemia. A obesidade é acompanhada pela industrialização dos alimentos e de hábitos sedentários que é comum nessa sociedade do século XXI. Neste trabalho pretendem-se sintetizar a expansão dessa doença, suas causas, como ela afeta o cotidiano das crianças e quais medidas podem ser tomadas para lidar com esse problema.
Justificativa do tema: O processo de industrialização dos alimentos é um dos principais responsáveis pelo aumento energético, junto com a substituição dos alimentos naturais, por produtos industrializados e/ou vendidos em fast-food por serem mais rápidos e baratos que uma refeição normal em um restaurante. A indústria alimentícia é uma das que mais crescem no mundo, o número de consumidores de fast-food aumenta a cada dia, nos Estados Unidos estes tipos de lanchonetes já fazem