Efeitos sobre o metabolismo celular
Efeitos sobre o Metabolismo Celular
As reações químicas envolvidas na atividade metabólica são aceleradas por uma elevação na temperatura. A taxa metabólica pode sofrer uma elevação de aproximadamente 13% para cada elevação de 1º C na temperatura do tecido e o aumento será maior na região onde é gerada a maior parte do calor. Em decorrência disto, ocorre uma elevada demanda do tecido por oxigênio e nutrientes e um aumento da eliminação dos produtos do catabolismo. O metabolismo celular acelerado pode produzir muitos efeitos terapêuticos benéficos nos tratamentos das lesões ou infecções.
A elevação da temperatura num tecido produz em primeiro lugar um incremento na atividade enzimática até um valor de pico a que se segue um declínio e, finalmente a abolição da atividade enzimática.
Em temperaturas acima de 45ºC ocorrem queimaduras de pele se o contato for mantido durante muito tempo. As membranas celulares são muito sensíveis a altas temperaturas porque sua estrutura lipoproteica pode tornar-se mais fluida o que acarreta sua destruição trazendo como consequência lesões dos tecidos da pele.
Termoterapia
Os seres humanos são homeotérmicos com respeito à sua temperatura central, que é a das estruturas dos órgãos localizados profundamente. As temperaturas da pele e do tecido subcutâneo são muito variáveis. A maioria das pessoas tem em torno de 36,8º C, mas existem variações individuais. É, sobretudo, pela pele que ocorre a troca de calor com o ambiente.
Qualquer forma de aquecimento tissular corporal levará a um conjunto complexo de alterações fisiológicas, que interagem para produzir respostas ainda mais complexas. O calor afeta os tecidos de dois modos:
1º Metabolismo celular, a viscosidade dos líquidos biológicos e a extensibilidade do tecido colagenoso.
2º Alterações relacionadas à regulação fisiológica pelo sistema nervoso protegem o corpo da lesão, como ocorre no sistema vascular.
Atividade Metabólica
Segundo a lei de Van't