Estudante
Organismos autótrofos
Organismos heterótrofos
Produtores
Consumidores
Decompositores
O componente biótico de um ecossistema relaciona-se entre si e estipula níveis para essas relações. Podemos, então, classificar os seres vivos de acordo com as funções específicas que desempenharão dentro de um ecossistema.
Níveis Tróficos
1. O conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam-se basicamente dos mesmos nutrientes e estão colocados em um mesmo nível trófico.
2. Os produtores estão colocados no 1.° nível trófico.
3. Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2.° nível trófico.
4. Os consumidores secundários compõem o 3.° nível trófico, sendo os carnívoros.
5. Após esses, existe o 4.° nível trófico, e assim por diante.
6. Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia, formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.
Teia Alimentar
Teia, ou também pode ser chamada de rede alimentar, é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si, e são representadas através de um diagrama das relações entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema. Nas teias alimentares, cada espécie se alimenta em níveis diferentes e produz sua prória teia de interações alimentares, com vários produtores.
Cadeia Alimentar
Por sua vez, a cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar, e essa sequência é dividida em produtores, como as plantas, consumidores como os animais em geral, e decompositores, como fungos e bactérias, e a posição que cada um ocupa na cadeia é de acordo com seu nível hierárquico.