Aula 5 Efeitos Fisiol Gicos Do Calor
Introdução
Quando falamos em aquecimento prévio de estruturas como músculos, tendões e estruturas articulares com fins terapêuticos, é imprescindível a análise do recurso termoterapêutico, superficial ou profundo, que pode variar de acordo com a enfermidade e sua localização.
Introdução
O aquecimento localizado de uma região corporal é irradiado para os tecidos vizinhos proporcionando efeitos que envolvem diferentes processos fisiológicos. Introdução
Os mesmos princípios físicos são aplicáveis a todos os materiais e a distribuição do calor irá depender de fatores como :
1- dimensões da área aquecida
2- profundidade de absorção de uma radiação específica
3- duração do aquecimento
4- intensidade de radiação
5- método de aplicação
Efeitos sobre o
Metabolismo Celular
As reações químicas envolvidas na atividade metabólica são aceleradas por uma elevação na temperatura.
A taxa metabólica pode sofrer uma elevação de aproximadamente 13% para cada elevação de 1º C na temperatura do tecido e o aumento será maior na região onde é gerada a maior parte do calor.
Efeitos sobre o
Metabolismo Celular
Ocorre uma elevada demanda do tecido por oxigênio e nutrientes e um aumento da eliminação dos produtos do catabolismo.
A elevação da temperatura num tecido produz em primeiro lugar um incremento na atividade enzimática até um valor de pico a que se segue um declínio e, finalmente a abolição da atividade enzimática.
Efeitos sobre o
Metabolismo Celular
O metabolismo celular acelerado pode produzir muitos efeitos terapêuticos benéficos nos tratamentos das lesões ou infecções.
Em temperaturas acima de 45ºC ocorrem queimaduras de pele se o contato for mantido durante muito tempo.
Efeitos sobre o Fluxo
Sanguíneo
Quando a pele é aquecida, a sua superfície torna-se avermelhada caracterizando o eritema e os vasos sanguíneos sofrem uma dilatação o que leva a um aumento do fluxo sanguíneo.
Efeitos sobre o Fluxo
Sanguíneo