Projeto sobre Gestão Escolar
1. Tema: EVASÃO
2. Delimitação do tema: Evasão escolar no ensino fundamental II: Município de Penedo - Alagoas
3. Formulação do problema a ser investigado: Como a comunidade escolar pode intervir no processo de evasão escolar?
4. Levantamento de hipóteses:
O professor deve trabalhar com aprendizagem-significativa;
A comunidade escolar precisa: ser mais participativa e desenvolver as inteligências múltiplas do aluno.
5. Justificativa
A educação em seu sentido geral é um fenômeno próprio dos seres humanos. É através dela que os homens adquirem conhecimentos procedentes de outras gerações. E é no convívio com seus pares que o homem se humaniza se torna homem. Nesse sentido a escola é o lugar que tem como papel fundamental a sistematização do saber, do convívio social, proporcionando a aquisição dos instrumentos que possibilitem o acesso ao conhecimento. Segundo a constituição brasileira a educação sistematizada é direito de todos e dever do estado.
A evasão escolar constantemente permeia as discussões, as reflexões e os debates no âmbito da educação, uma vez que, até os dias de hoje, essa temática tem sido como uma manifestação da questão social na sociedade brasileira. Em virtude disso, discussões a respeito dos rumos que a evasão tem tomado estão em pauta no dever da escola e do estado para a permanência do aluno, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/1996 (LDB) que em seu artigo 2º cita: “a educação como dever da família e do estado tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Em face disso, destaca-se que, a educação não tem sido plena para todos os cidadãos, dos quais a grande maioria, por diversos fatores não concretizam o acesso ao direito de concluir os níveis básicos de escolaridade, caracterizando, portanto, os significantes índices de evasão escolar. Hoje a evasão escolar é uma