pH e Condutividade Elétrica
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRICOLA E AMBIENTAL
Ph e Condutividade Elétrica
Relatório apresentado como parte das Exigências Da disciplina ENG 320- Poluição e legislação ambiental do departamento de engenharia agrícola e ambiental da UFV.
Leandro Adriano Silva – 71023
Viçosa – MG
Janeiro 2013
1. Introdução:
O potencial hidrogeniônico, ou ph, refere se a um índice que determina o grau de acidez, neutralidade ou basicidade de um meio qualquer. Isto é, revela a concentração de íons de hidrogênio (H+) presentes em uma determinada solução. Quanto maior a concentração de íons H+, menor o ph e mais ácido será o meio. Em contrapartida, uma menor concentração de cátions H+acarreta em um menor ph e o meio será básico. Em suma, substâncias com ph entre 0 e 7 são ácidas, com ph 7 são neutras e com potencial hidrogeniônico entre 7 e 14 são básicas.
A determinação do ph é uma ferramenta de suma importância. Isso porque muitas reações químicas e biológicas ocorrem em determinadas faixas de ph. Conhecendo seus valores, é possível otimizar tais reações, isto é, fazer que tais reações ocorram mais rapidamente. Além disso, sistemas biológicos também são bastante sensíveis ao valor do potencial hidrogeniônico, sendo que, usualmente, o meio deve tem ph entre 6,5 e 8,5 para que os organismos não sofram grandes danos (Braga, 2006).
No caso da água, o ph tem importantes efeitos, seja no consumo ou em ambientes aquáticos. As alterações do potencial hidrogeniônico da água podem ser de origem natural (dissolução de rochas, fotossíntese, decomposição de material orgânico) ou antropogênica (despejos domésticos e industriais, poluição atmosférica, com a formação da chuva ácida) (MATOS, 2001). Segundo LIMA (1986), valores mais baixos de ph aumentam os riscos de corrosão e podem conferir sabor azedo á água (ph