DETERMINAÇÃO DE PARAMETROS PH
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA - FAET.
DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS: pH, CONDUTIVIDADE, OXIGÊNIO.
CUIABÁ/MT
2013/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA - FAET.
DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS: pH, CONDUTIVIDADE, OXIGÊNIO
Professora:
CUIABÁ/MT
Introdução
O ensinamento das engenharias passa por um processo de aprendizagem, compreensão, interpretação, discussão, para que possamos chegar a um resultado verídico ou planejado. Assim o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) nos propicia uma abordagem sobre o tema para concretizar uma aprendizagem.
Deste modo o trabalho abordado, traz um pequeno conhecimento da disciplina, qualidade das aguas residuarias, ministrado em sala de aula, laboratórios e aula de campo. Referindo-se a assuntos intrigantes, curiosos, até mesmo corriqueiros. O processo de construção do conhecimento dos alunos além de ressaltar os fenômenos químicos, biológicos, busca criar argumentos técnicos, para discutir o processo de interação entre a CST (Ciência Tecnologia e Sociedade).
Assim a apresentação dirige uma pequena compreensão do córrego do Barbado situada nas proximidades da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Como não existe água pura na natureza, a não serem as moléculas de águas presente na atmosfera na forma de vapor. Assim que ocorre a condensação, começam a ser dissolvido na água, exemplo, os gases atmosféricos. Como consequência, são necessários indicadores físicos, químicos e biológicos para caracterizar a qualidade da água. Dependendo das substâncias presentes na atmosfera, no terreno, da vegetação e de outros fatores intervenientes, as principais variáveis que caracterizam a qualidade da água apresentarão valores diferentes, despertando o interesse dos alunos e mostrando o que ocorre com o