Fluidos
CARACTERÍSTICAS:
Fluidos são todas as substâncias capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seus recipientes. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem certo grau de compressibilidade e oferecem pequena resistência à mudança de forma.
Os fluidos são divididos em Líquidos e Gases, sendo que as principais diferenças entre eles são:
Os líquidos são praticamente incompressíveis, ao passo que os gases são compressíveis;
Os líquidos ocupam volumes definidos e tem superfícies livres ao passo que uma dada massa de gás expande-se até ocupar todas as partes do recipiente. Esta diferença de comportamento, que se verifica entre vários fluidos ou entre os fluidos e os sólidos, deve-se a sua estrutura.
As principais semelhanças entre eles são:
Devido a sua mobilidade, os fluidos não podem conservar a forma do seu volume ou de parte desse volume, como acontece com os sólidos.
Caso um fluido seja posto em um determinado volume limitado, esse se deforma tomando a forma desse volume ou de parte desse volume, sendo que a duração dessa evolução depende do fluido em questão.
Nos gases, as partículas que os constituem podem deslocar-se umas em relação às outras, não estando ligadas por forças intermoleculares de atração e tendem a ocupar uniformemente todo o volume que lhes é oferecido, ou seja, não formam uma superfície de separação ou superfície livre. Além disso, a distancia média entre as partículas é muito superior às suas dimensões.
A estrutura dos líquidos é caracterizada por determinada ordem na disposição das moléculas vizinhas e esta ordem é alterada à medida que aumentam as distâncias que separam as moléculas. A existência de uma capacidade de ordenação determina as características dos líquidos que ainda dependem das particularidades individuais das moléculas e dos fenômenos decorrentes da sua posição de equilíbrio,