Parâmetros químicos da água
As análises dos parâmetros físicos e químicos, como cor, temperatura, pH e condutividade da água, fornecem informações acerca da potabilidade da água e as condições de padrões de lançamento dos efluentes a ser lançado nos corpos hídricos.
Cor
A cor é definida como características físicas de uma água, devido à existência de substâncias dissolvidas, ou em estado coloidal, na maioria dos casos de natureza orgânica. (NBR 9896/1993). Em uma amostra de água, a cor está associada ao grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessá-la, e pode originar-se de minerais ou vegetações naturais, tais como substâncias metálicas (compostos de ferro e manganês), humus, turfa, tanino, algas, e protozoários, ou ainda de despejos industriais que incluem minas, refinarias, explosivos, papeleiras, etc. A cor que se observa no ambiente é a cor aparente, devido à presença de substâncias dissolvidas e substâncias em suspensão. A cor verdadeira ou real é a cor presente em uma amostra de água, devido à presença de substâncias dissolvidas.
Temperatura
A medição da temperatura é muito importante em diversos estudos relacionados ao monitoramento da qualidade de águas. Sob o aspecto referente à biota aquática, a maior parte dos organismos possui faixas de temperatura "ótimas" para a sua reprodução. Entretanto, a temperatura pode ser medida determinado a variação de uma propriedade física de algum material, utilizando-se um termômetro de mercúrio e expressa em graus Celsius. Entre algumas propriedades físicas utilizadas, podemos citar a expansão térmica de um sólido, a variação da resistência elétrica de um material, a radiação (na forma de calor) emitida, cor específica de um material de acordo com a sua temperatura, e etc.
pH – potencial hidrogeniônico
O pH é uma forma de exprimir a concentração do íon hidrônio em uma solução de forma logaritmizada, e pode ser determinado de maneira apropriada por um indicador químico - pHmetro. Este é um voltímetro que,