Projeto sobre contaçao de histórias.
Quando se reflete sobre praticas literárias há de se considerar a relevância da leitura no ambiente escolar. Para cogitar sobre e sugerir práticas e atividades ligadas à literatura, é necessário que se entenda que o educador deverá ser o possibilitador da leitura de forma prazerosa. O professor deverá ser capaz de estimular ao pré-escolar a curiosidade e pretensão de recorrer continuamente. A propagação da leitura é de tal significância que , deve ser vista como um compromisso a que todos participam do processo educacional.
Os parâmetros curriculares nacionais (2000, p. 64-65), definem como importância da inserção da leitura no ambiente escolar: * ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada; * estimular o desejo de outras leituras; * possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; * permitir a compreensão do funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se para ser lido; * expandir o conhecimento a respeito da própria leitura; * aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares — condição para a leitura fluente e para a produção de textos; * possibilitar produções orais, escritas e outras linguagens; * informar como escrever e sugerir sobre o que escrever; * ensinar a estudar; * possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita; * favorecer a aquisição de velocidade na leitura; * favorecer a estabilização de formas ortográficas.
Essas habilidades podem se desenvolver por meio da literatura inserida no cotidiano escolar. O professor deve facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos e a contação de histórias pode ser uma maneira eficiente de inserir os conteúdos de forma prazerosa.
1.1 - Justificativa
A sociedade está um caos, as crianças se tornam adultos imprudentes e sem princípios e muitas as vezes a escola fica estagnada sem saber o que fazer. Entretanto,