Projeto para eja i
PROJETO ESCRITA NO CONTEXTO SOCIAL DAS SALAS DE EJA
Realização:
Período:
Local:
Formador: Elma Sales Morais
PROJETO LER, ESCREVER E SER FELIZ
O analfabetismo e o baixo nível de escolarização constituem um empecilho a liberdade plena das pessoas, afetam a autoestima, são um impedimento concreto ao exercício da cidadania.
José Barbosa da Silva
PRÍODO DE RELAIZAÇÃO:
PÚBLICO ALVO: Alunos e alunas do Programa Brasil Alfabetizado
JUSTIFICATIVA
A modalidade Educação de Jovens e Adultos assume o caráter de obrigatoriedade e gratuidade com a LBD 9394/96, garantindo educação a todos aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou não conseguiram concluir na idade própria. Tornar este direito uma realidade, possibilitando que este acesso tenha ênfase na permanência e no sucesso escolar destes alunos e alunas constitui-se em um grande desafio.
Desenvolver a capacidade linguística destes alunos e alunas será o foco deste projeto por acreditarmos que este conhecimento fará a diferença sendo este o objetivo maior dos alunos e alunas que estão nas turmas de EJA. Esta preocupação nasce da constatação do baixo nível de rendimento na aprendizagem de leitura e escrita deste público no 1º segmento desta modalidade. Propomos a alfabetização e letramento, fundamentadas nos estudos de Emília Ferreiro,Telma Weis, Ester Pillar e nos princípios éticos, pautados na equidade, liberdade autonomia e justiça social da concepção freiriana, e na temática informática na sala de aula trabalhada neste curso, neste sentido selecionamos a história UM HOMEM QUE APRENDEU A LER, UMA OUTRA HISTÓRIA DE AMOR de Fabiano Santos, criamos a partir da história um campo semântico que referenciam um conjunto de atividades didáticas enriquecidas pela informática educativa e direcionadas ao desenvolvimento do processo de aquisição do código linguístico com foco nas hipóteses de leitura e escrita, nas estratégias de leitura, na compreensão leitora e na produção textual,