Educação de jovens e adultos
UMA ABORDAGEM DAS PRÁTICAS ANDRAGÓGICAS E EDUCATIVAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Proposta de Pesquisa, como peça de documentação exigida para inscrição na seleção de candidatos ao curso de pós-graduação em nível de especialização Lato Sensu Fundamentos Sociais e Políticos da Educação.
UESB/DFCH/DCE
CÂNDIDO SALES-BA
FEVEREIRO/2009
UMA ABORDAGEM DAS PRÁTICAS ANDRAGÓGICA E EDUCATIVAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TEMA:
Visão sobre recursos didáticos que são utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
JUSTIFICATIVA
O presente estudo tem como enfoque principal a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social considera adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. A educação de adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos baseados na prática. (Art. 3º da Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos).
O interesse pelo tema em questão surgiu a partir do contato com a disciplina Educação de Adultos, do Curso de Pedagogia, que trata especificamente dessa temática. Por isso, ao longo dessa pesquisa, pretende-se conhecer e analisar os métodos e práticas educativas aplicadas na EJA.
A base teórica perpassa os estudos de Freire (1979), Fuck (1994) e Ferreiro (2001), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e um histórico da EJA.
Neste projeto iremos usar como metodologia a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo.
Será feito um estudo teórico aprofundado da EJA, seguido de uma investigação empírica, com objetivo de