Resenha
DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro - cidadania hoje e amanhã, planejamento familiar, editora Ática 2000, 9° edição, 3° impressão, São Paulo, pág. 62-63.
Descrição do autor
Gilberto Dimenstein nasceu em 28 de agosto em São Paulo. Jornalista brasileiro, formado na faculdade Cásper Líbero é colunista da folha de São Paulo, foi diretor da sucursal em Brasília e correspondente internacional em nova York, foi visitante do centro de direitos humanos da universidade de Columbia em nova York, foi um dos criadores da ANDI – comunicação e direitos, disseminada pelo Brasil e vários países da América latina, hoje atua como comentarista na radio CBN. Outras obras do autor: Menina da noite, A guerra dos meninos, O cidadão de papel, A democracia em pedaços, As armadilhas do poder – bastidores da imprensa, entre outras.
Resumo informativo
O capítulo fala sobre planejamento familiar e é baseado numa pesquisa feita pela Casa Branca nos Estados Unidos, tal pesquisa afirma ser maior a tendência de criminosos saírem da barriga de jovens mães solteiras. Informa que dos 500 mil bebês nascidos de adolescentes solteiras uma porcentagem cairia no crime, afirmando que alunos fracos, com propensão à repetência e evasão são de famílias desestruturadas.
Critica
O autor afirma que “mães adolescentes solteiras geram criminosos”, discordando dessa idéia acredito que o maior gerador de criminosos é a sociedade que não oferece condições para que a população, sem distinção de sexo, cor ou poder aquisitivo, tenha oportunidade de estudar, trabalhar e de se manter dignamente. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento saberia a importância de se planejar uma família determinando a quantidade de filhos que teria, levando em consideração suas condições sociais para que sua família tenha conforto e boa qualidade de vida. A educação é o principal fator para o progresso individual, pois mulheres educadas sabem se