Motivação
As trevas reinavam, e seu lorde, rei de Gardes, tinha o domínio de quase todo território dartanês, um país em crise, o que facilitou a invasão inimiga.
Gardes, um país originado da união das três tribos do sul, inimigas das tribos do norte (fundadoras de Dartam) por causa do ódio entre as raças. Os elfos, contra seus primos os lienus, o motivo do desentendimento é um mistério. Dartam formada à partir da união das tribos de elfos (três), e de humanos (sete), e Gardes é formada da união das tribos dos orcs (duas), e dos lienus (uma única tribo).
Antes da formação dos dois países, as tribos élficas e a liena viviam em guerra, qualquer desentendimento ia parar no campo de batalha. Numa dessas batalhas, os elfos por medo de perder, pediram ajuda aos humanos formando a Aliança do Norte. Tendo conhecimento disso, os lienus se uniram aos orcs formando a Aliança do Sul. Depois de meses de guerra, as tribos do sul se renderam, e se teve paz por dois anos.
Mas por conta da destruição gerada pela guerra, as tribos ficaram destruídas, principalmente as tribos élficas, onde ocorreram a maior parte dos confrontos e também por estarem fazendo divisa com as tribos do sul. Três, da sete tribos dos humanos, se revoltaram contra os elfos, que foram pressionados e intimidados, e por medo aceitaram a proposta de unificação das tribos do norte, formando um país chamado Dartam. Escolheram Ramem o lenday humano mais poderoso para ser o rei, os elfos ficaram indignados, mas tiveram que aceitar a decisão.
Sabendo da unificação, as tribos do sul também se uniram formando o país de Gardes, tendo um rei orc, chamado Tebus.
Os elfos se revoltaram com os autos impostos cobrados pelo estado e causaram uma grande confusão, os humanos revidaram com violência e começou uma guerra civil em Dartam com menos de um ano da formação do país.
Aproveitando a crise em Dartam, Tebus o rei de Gardes, atacou e dominou a parte sul de Dartam e continuou marchando em direção ao norte. O exercito