Sistema de custeio
MÉTODOS DE CUSTEIO RADICIONAIS
•Custeio por absorção; •Custeio variável ; •Custeio ABC.
Custeio por Absorção
O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Uma das vantagens do custeio por absorção é que o mesmo atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, editados pela resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente no que tange ao Princípio da Competência.
Custeio por Absorção
Desvantagem do sistema de custeio por absorção. 1. apresenta pouca quantidade de informações para fins gerenciais, pois serve basicamente à valoração dos estoques e das despesas com produtos ou serviços vendidos. 2. como este sistema considera a alocação de todos os custos aos bens, mercadorias ou serviços, há a necessidade de rateio dos custos indiretos, o que torna as informações de custos frágeis, visto que os rateios estão sujeitos ao subjetivismo da ação do homem.
Custeio Variável
•Procura amenizar as distorções existentes nos critérios de rateios exigidos no sistema de custeio por absorção. Custeio variável os custos fixos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado, igualmente às despesas.
Custeio Variável
Uma das vantagens: 1. Apresentação de informações gerenciais para o gestor. 2. Conforme Megliorini (2001, p.137) “este método permite aos administradores utilizar os custos como ferramenta auxiliar na tomada de decisões”.
Desvantagem:
1. Não obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competência, uma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado.
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
Conceituação:
Custeio baseado em atividade – ABC (Activity Basead Cost), também denominado sistema de custo ABC