Sistema de custeio
Existem duas filosofias que norteiam os sistemas de custeio, que são... custear a produção por absorção; considerar somente os custos diretos.
O custo por absorção parte do princípio de que os custos e as despesas indiretas fixas são adicionadas aos estoques e ao custo dos produtos vendidos.
Por sua vez, os princípios que norteiam a metodologia do custo direto não consideram os custos indiretos como custos de produção. Estes custos são lançados nas planilhas de produção como custos inaplicáveis ao processo produtivo, qualquer que seja o volume da atividade hospitalar.
Na verdade, as duas filosofias utilizam-se de princípios diferentes para fazer os custos indiretos chegarem ao produto. Uma agrega-os ao custo de produção, enquanto a outra debita da receita de vendas esses custos, obviamente apresentando resultados distintos nos balancetes de receitas e despesas.
Os sistemas de custeio podem ser classificados...
1 – quanto a natureza do processo produtivo... ordens específicas de produção: baseia-se na agregação dos custos específicos de cada produto fabricado; por série de produção: tipo de produção baseada na fabricação de vários produtos.
2 – quanto ao tipo de custo escolhido... históricos: tem como pressuposto principal a simplificação e contabilização dos valores tais como ocorreram; pré-determinados: esses custos são estabelecidos antes de realizar a produção, através de estudos de engenharia ou valores escolhidos como amostra de um período.
Sistema de custeio por ordem de produção
Esse sistema é característico de empresas que produzem sob encomendas, sejam essas unitárias ou em lotes. Podemos citar como exemplos as empresas de construção civil, tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.
Os custos acumulados de matérias-primas, mão-de-obra e custos indiretos de fabricação, são computados a partir da emissão de uma ordem para produção de lotes de um bem ou serviço.
Os resultados