Síntese Análise do Homem - Erich From
Comunicação Social
Bruna Meneghel
Camila Barbiéri
Júlia Gindri
Loislaine Rodrigues
Mariane Chianezi
Sara de Oliveira
Análise do Homem
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
2014
Bruna Meneghel
Camila Barbiéri
Júlia Gindri
Loislaine Sadhas
Mariane Chianezi
Sara de Oliveira
Análise do Homem
Trabalho do curso de Comunicação Social da
Universidade Católica Dom Bosco, fornecido pelo professor de linguagens da comunicação Jacir Zanatta
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
2014
Introdução
O livro Análise do Homem de Erich Fromm é uma continuação de O Medo à Liberdade, no qual o autor tentou analisar como o homem moderno procura fugir da sua liberdade, já no livro Análise do Homem ele examinou o problema da Ética, das normas e valores que levam a compreensão do Eu humano.
O primeiro capítulo trata do problema, onde, examinam o homem e seu orgulho. O segundo trata apenas da Ética aplicada na vida e na psicanálise. O terceiro capítulo fala da natureza e caráter do homem, usando pontos como sua debilidade biológica, personalidade, temperamento e caráter. O quarto capítulo aborda os problemas da ética humanista, onde é evidente o amor próprio, egoísmo, prazer, fé, felicidade, poderes morais do homem, e os vários tipos de ética. O quinto capítulo discute o problema da moral de hoje citando a indiferença do homem para consigo mesmo.
O problema O orgulho e o otimismo estão presentes na sociedade há algum tempo e essas duas questões são essenciais para, de acordo com orgulho, entender e dominar a natureza; e para trazer as mais agradáveis expectativas da humanidade, conforme a tese do otimismo. Devido à razão, o homem pôde construir um mundo que supera a imaginação. Ele controla a natureza e suas grandezas físicas, que por sinal é uma enorme responsabilidade, e ainda consegue dar as condições materiais indispensáveis para a humanidade. Com a conquista