Projeto sexualidade
Educação Sexual: Adolescência e Sexualidade.
2 – Justificativa:
Este projeto tem como meta realizar um trabalho de Educação Sexual no Serviço Psicologia Aplicado (SPA) de Lorena, nas dependências do Centro Universitário Salesiano (UNISAL), possibilitando levar informação, conhecimento e uma reflexão a essa grupo de adolescentes, a informação pode ser a mesma para todos, mas a reflexão é individual, levando cada individuo a formar posturas individualizadas.
3 – Objetivos:
Geral:
O objetivo geral do projeto é fazer a formação de um grupo de adolescentes, para que sejam feitas discussões, reflexões e orientações sobre sexualidade, livres de dogmas e regras que são construídos pela sociedade.
Específicos: Ampliar os conhecimentos do grupo sobre os diversos conteúdos do tema sobre sexualidade Trabalhar os conceitos de Desenvolvimento Humano, Relacionamentos, Comportamento Sexual, Saúde Sexual e HIV/AIDS Fazer com que o adolescente tenha uma experiência de crescimento pessoal e de aprendizagem. Sensibiliza-los da necessidade de discutir a sexualidade como elemento constitutivo da pessoa humana. Fazer com que através do processo educativo, haja um acolhimento com os adolescentes, troca e crescimento.
4- Fundamentação Teórica:
A função social do educador é ser agente de transformação. Cabe a ele auxiliar na organização dos desejos e necessidades da população ao qual trabalha. Ao educador, no desempenho do seu trabalho com os grupos, chamamos facilitador. O que, no entanto pretende-se facilitar ?
É preciso compreender que o facilitador ajuda descobrir caminhos, pensar alternativas e revelar significados. Não se trata de um condutor, pois na condução o outro é passivo, segue e obedece. Na facilitação, o outro participa. O maior desafio do educador é justamente equilibrar-se entre a tendência a conduzir, pensando saber o que é melhor para o jovem, e o deixar-se conduzir, não colocando limites, compensando necessidades