PROJETO SEXUALIDADE 1
Orientação Sexual
“Sexualidade na Literatura”
Luiz Carlos Bezerra de Lima
Guarulhos 2009
PROJETO SEXUALIDADE
JUSTIFICATIVA
Este trabalho justifica-se pelo fato de que a sexualidade é , atualmente vista como um problema de saúde pública,sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes .
Utilizando a literatura como meio para a conscientização destes jovens pretendemos , além de incentivar a leitura , demonstrar aos alunos que a sexualidade é concebida como um dado da natureza , algo inerente , necessário e fonte de prazer na vida .
Por meio da obra “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo , demonstraremos a diversidade sexual e as diversas formas como a sexualidade foi tratada através dos tempos .
Portanto , o tema sexualidade está na ordem do dia na escola,presente em diversos espaços escolares , ultrapassa fronteiras disciplinares e de gênero, sendo assim torna-se assunto para ser abordado em classe pelos diferentes especialistas da escola .
OBJETIVOS DO PROJETO
Conscientizar os educandos sobre a importância de se discutir e melhor compreender o que seja sexualidade e os cuidados para uma vida sexual segura e saudável .
METAS
Alcançar o maior índice de educandos , fornecendo informações para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis , evitar a gravidez precoce e fazê-los entender as diferenças da sexualidade , traçando um paralelo entre a atualidade e o século XIX , através da análise da obra “O Cortiço”.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O termo sexualidade surgiu no século XIX , marcando algo diferente do que apenas um remanejamento de vocabulário . O uso dessa palavra é estabelecido em relação a outros fenômenos , como o desenvolvimento de campos de conhecimento diversos ; a instauração de um conjunto de regras e de normas apoiadas em instituições religiosas , judiciárias ,