Sexualidade - Projeto Interdisciplinar
METODOLOGIA ENSINO MÉDIO- NORMAL
“SEXUALIDADE”
Kátia Vilas Boas
Márcia O. Almeida
Mayra Zanetti Lima
Ribeirão Preto
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA PEDAGOGIA
METODOLOGIA ENSINO MÉDIO- NORMAL
“SEXUALIDADE”
Trabalho apresentado como P2 para compor a N2, da disciplina descrita acima. Sob orientação da professora Margarida Soato.
Ribeirão Preto
2013
TEMA
Gravidez na Adolescência
APRESENTAÇÃO
A adolescência é uma etapa da vida caracterizada por uma série de conflitos, seja de ordem biológica, psicológica ou social, além de um conjunto de novas experiências em busca de sua própria identidade, muitas vezes se afastando dos padrões estabelecidos pelos pais.
A sexualidade é uma das mudanças mais latentes nos adolescentes, geradora de uma mistura de sentimentos ainda não domados, sendo que informações equivocadas contribuem para a sua vulnerabilidade frente às doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce ou indesejada. Diante desses conflitos e dessas mudanças, sendo a sexualidade uma importante parte do processo de construção da identidade, é necessário uma interação entre escola e família baseado no diálogo com o objetivo de proporcionar um melhor (e real) entendimento a respeito desse tema. A escola deve ser um lugar onde essa questão possa ser discutida, pensada e refletida para que o jovem tenha parâmetros em suas escolhas. Em uma era que a tecnologia está inserida no cotidiano dos jovens, torna-se urgente um debate claro, com o intuito educacional, pois a sexualidade está aí para ser vivida em sua plenitude, mas com responsabilidade e respeito perante si e perante o outro. Dessa forma a escola tem urgência em modificar sua postura frente a esse assunto, por meio de projetos interdisciplinares e palestras educativas