Graduanda em ciencias biologicas
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS – FACETEG
SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
JHULIANE BALTAZAR RODRIGUES
GARANHUNS-PE
2010
Jhuliane Baltazar Rodrigues
SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor Pedro Henrique de Barros Falcão, da disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Graduação de Ciência Biológicas da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns- Universidade de Pernambuco, em cumprimento às exigências para conclusão da disciplina.
GARANHUNS-PE
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
OBJETIVOS 05 2.1 Geral 05 1.2 Específicos 05
JUSTIFICATIVA 06
METODOLOGIA 07
CRONOGRAMA 08
REFERÊNCIAS 09
1. INTRODUÇÃO
“A sexualidade é algo fundamental para o individuo, pois estar bem consigo mesmo é indispensável fator de felicidade e, para tanto, é preciso estar bem com a própria sexualidade (DUARTE, 1997)”
Em geral, os adolescentes têm muitas dúvidas em relação à sexualidade, não constituindo só a parte biológica, mas também aspectos sócio-culturais que criam valores, e frequentemente não há pessoas disponíveis para que os mesmos possam sanar suas dúvidas sem que haja certo constrangimento, pois na família o dialogo é pobre ou ainda inexistente. Segundo José (1999:185) alguns pais consistem em não responder as curiosidades dos filhos, alegando que há muito tempo para que eles possam aprender sobre o assunto. Na escola o debate é tímido e ocorre voltado mais para aspectos biológicos.
A escola exerce um importante papel orientando os adolescentes no dia-a-dia. Na 7º serie/8º ano do Ensino Fundamental II, é onde o aluno passa a ter uma noção maior sobre a sexualidade e após isso, o tema é tratado de uma forma superficial em algumas escolas.
Não só no Ensino Fundamental, mas durante sua vida