Projeto: Sexualidade
É uma energia que motiva para encontrar amor, contato, ternura e intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; e é ser-se sensual e ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos e por isso, influencia também a saúde física e mental.
Gherpelli (1996, p. 61),
“...a escola foi o lugar eleito para inserir, no processo educacional, a educação preventiva. (...) O trabalho de educação preventiva ligado à sexualidade envolve a definição de diretrizes que contemplem a formação integral do adolescente e a participação efetiva de todos os integrantes do universo escolar. Na realização da orientação sexual, são fundamentais, para a credibilidade das ações preventivas, posturas seguras e assertividade...”
Resumo
Este projeto tem caráter preventivo e informativo e busca contribuir para a diminuição das vulnerabilidades individual e social que afetam os adolescentes assentando suas ações no estímulo ao protagonismo juvenil, discutindo temas como gênero, preconceito, corpo, identidade, sexualidade, afetividade, cidadania, gravidez na adolescência e prevenção às DST/AIDS. É indiscutível a importância da realização deste trabalho junto aos alunos e seus responsáveis, por seu caráter eminentemente preventivo, programas como este tem contribuído muito na redução das doenças sexualmente transmissíveis, prioritariamente a AIDS, doença cuja cura, até então, não foi descoberta e que ainda apresenta precárias condições de sobrevida. Sendo, seu controle, portanto, fundamentalmente preventivo.
Objetivo Geral: Realizar ações de educação em saúde, tendo como foco a redução dos riscos de infecção DST e gravidez precoce em grupo de adolescentes.
Objetivos específicos:
Contribuir para a sensibilização e aumento do nível de informação dos adolescentes com relação às questões relacionadas às vulnerabilidades juvenis;
Constituir grupos de adolescentes multiplicadores para