projeto psicologia escolar e educacional
QUEIXAS: Pedro e Felipe foram flagrados consumindo drogas no banheiro da escola.
INTERVENÇÕES REALIZADAS:
Entrevista com o professor: Foi indagado ao professor sobre o comportamento dos dois alunos em sala de aula. O mesmo relatou que os alunos há algum tempo demonstravam rebeldia, desatenção e má conduta.
Entrevista com os pais de Pedro: Questionamos aos pais de Pedro sobre o comportamento do mesmo em seu âmbito familiar. Com isso foram destacados alguns comportamentos compatíveis ao relato do professor, tais como: desatenção e falta de compromisso, rebeldia, dentre outros. Nesta entrevista, foi identificado problemas na relação do pai com o filho. Motivo esse que ter sido um dos que levaram o adolescente a tal comportamento.
Entrevista com os pais de Felipe: Após a entrevista com os pais de Felipe, nota-se a semelhança de comportamento entre Felipe e Pedro. Foi também identificado que na família de Felipe há registros de outros usuários de drogas, o que pode ter influenciado.
ENCAMINHAMENTO: Após a conversa, entrou-se em um consenso e, ambos os alunos, foram encaminhados ao conselho tutelar.
Caso 2
QUEIXAS: João foi pego com uma faca na escola.
INTERVENÇÕES REALIZADAS:
Entrevista com os pais de João: os pais de João relataram que os mesmos vinham apresentando há algum tempo, um comportamento diferenciado, como: má alimentação, desinteresse em ir à escola e comportamento reprimido.
Entrevista com o professor: Na entrevista com o professor de João, o mesmo relatou que o aluno teve baixo rendimento escolar, humor variante e envolvia-se constantemente em brigas e confusões.
ENCAMINHAMENTO: Após uma reunião com o Conselho Escolar, o aluno João sucessivamente foi encaminhado ao conselho tutelar e ao policiamento escolar.
CASO 3 QUEIXAS: Jorge e Carlos destruíram cadeiras na escola.
INTERVENÇÕES REALIZADAS:
Entrevista com o professor: Foi relatado pelo professor que Jorge e Carlos já haviam cometido tais atitudes outras vezes, mais que nunca tinha tido uma