reconceituaão do SS

284 palavras 2 páginas
Bibliografia:
SILVA, Maria Ozanira da Silva. O SERVIÇO SOCIAL E O POPULAR: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. 7 Ed. São Paulo: Cortez,2011.

destacando as conquista no projeto de ruptura com o Serviço Social Tradicional e messiânico. Nosso enfoque inicia-se no capítulo três: Esforço de Construção de Um Projeto Profissional a Partir da Ruptura e capítulo quatro: O Projeto Profissional de Ruptura. a perspectiva de ruptura: a partir dos anos 70, hegemônico no discurso teórico metodológico da profissão, aproximação mais direta as teorias de Marx.
Todas deixam produções importantes com avanços, com suas tentativas de modernizar, renovar e aproximar-se dos escritos marxistas, este esforço tem o objetivo de “vincular a prática da profissão com os interesses dos setores populares, tendo como horizonte a transformação social, vale-se de um conjunto de categorias teóricas para fundamentar a sua construção.” Gransci é um escritor que desenvolve uma ampliação da teoria marxista e que será citado inúmeras vezes no livro de Ozanira, por ter boa apropriação e teses, ele denomina Estado como “Estado Pleno... deve-se entender, além do aparelho governamental, também o aparelho privado de hegemonia ou sociedade civil, sendo Estado = sociedade política + sociedade civil, isto é hegemonia revestida de coerção.” O Capital de Marx diz que o Estado não pode ser considerado acima das classes sociais, na dialética o Estado é como parte e resultado da luta de classes. O Estado possui características próprias não é simples dominação política, nem integralmente produzido pelas classes dominante, também não é por elas monopolizado. “O Estado também age de maneira positiva, cria, transforma, realiza.”
No esforço de ruptura, se identifica a busca de fundamentação na compreensão das categorias Estado, Instituição e Política Social.

Relacionados