Entrevista Psicóloga Educacional/Social
Psicologia Educacional
Clarívia Possamai
JEAN CARLOS SILVEIRA JÚNIOR
MARILEIA ALINE LUFT
MONIA FAVARO ALIXANDRINO
ENTREVISTA
PSICOLOGIA ESCOLAR
CRICIÚMA, 2015
1. IDENTIFICAÇÃO:
A entrevista foi realizada pelos alunos, matriculados no curso de bacharelado em Psicologia, da 7ª fase da Instituição ESUCRI. A entrevistada foi a psicóloga Simone Conti, que exerce a profissão como psicóloga social/educacional, na Instituição CAM: Centro de Aprendizagem Murialdo, localizado na Avenida XV de Novembro, na cidade de Araranguá-SC. O Centro conta com a presença de 70 alunos, com idades entre 14 e 17 anos. Tendo auxílio escolar e psicológico dentro da instituição, aprendendo valores e a socialização entre si. Foi realizado um questionário referente ao ato da psicóloga dentro da instituição. O questionário foi digitado pela psicóloga, nenhuma palavra foi alterada.
2. OBJETIVOS: Entender a função de um psicólogo social/educacional dentro de uma instituição privada. Compreender a demanda e o processo de atuação desse psicólogo. Saber as dificuldades encontradas por esses psicólogos, quando se encontram em situações que não há possibilidade de intervenção.
3. INTRODUÇÃO:
4. DESENVOLVIMENTO: O psicologo escolar é uma função nova para nossas discussões. Esta enserido em um contexto precário para sua atuação, onde na maioria das vezes falta-lhe o apoio das maiores diretrizes que deveriam estar interssadas no assunto. Em meio a isso, as poucas escolas que possuem um psicologo fixo, interno, trabalhando dentro da sua instituição, encontram algumas dificuldades dentro da sua atuação. Com limitações para impor suas práticas, isso porque a própria escola, sente-se “ameaçada” por não conhecer sua profissão e não saber o motivo, ou o que um psicólogo faz dentro das escolas. Com base nos estudos vistos em sala de aula, durante o semestre, vimos que o Psicólogo