Projeto Pedagógico para a Educação das Relações Étnico Raciais na Escola
ALUNA: Márcia Marçal C. Araújo - Licenciatura em Pedagogia
Projeto Pedagógico para a Educação das Relações Étnico Raciais na Escola
Introdução
Este trabalho tem como objetivo contribuir e estimular sobre a luz dos documentos
Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações e Ações para a Educação das
Relações Étnico Racial, na construção de uma educação com qualidade e que seja também, geradora de cidadania.
A criança enquanto aluno/a sente, pensa e age. Por meio dessa constatação, acreditamos poder contribuir na educação das relações étnico raciais na escola, que acreditamos ser, uma forma de ver a igualdade social.
A escola
Por ser um lugar de conflitos culturais e, ao mesmo tempo um lugar de movimento, aprendizado e trocas de experiências de vida, é um lugar potencializado de saberes e de construção de conhecimentos.
E, como entender essas relações sociais num contexto de tantas adversidades, por exemplo, em sala de aula com crianças menores de sete anos? Acreditamos que para que essas relações aconteçam, em primeiro lugar, é importante entender os indicadores sociais sobre educação que enfoquem de uma maneira tão precisa as desigualdades raciais no meio escolar. Ou seja, fazer perguntas importantes como:
“Porque (por exemplo) a criança ‘x’ não consegue terminar o ensino fundamental?
Provavelmente, porque ela não encontrou apoio na própria escola, ou quem sabe, em volta dessa criança, só havia pessoas desmotivadoras”.
Diante disso, a escola deve proporcionar aos alunos esse desenvolvimento integral, centrando nas aprendizagens num conjunto de competências que os tornem cidadãos ativos e participativos, críticos e responsáveis, capazes de se adaptarem, constantemente, aos novos desafios das sociedades atuais construindo a autonomia necessária (SECAD, 2006).
A escola e o currículo
O Brasil é um país com grande diversidade racial e, podemos observar que existem muitas lacunas nos