Projeto oferece orientação e motivação para acadêmicos iniciantes
O primeiro encontro foi com professores e, durante uma semana, o projeto foi desenvolvido pelo psicólogo Claiton Zanela, que realizou palestras focadas na motivação do aluno. Os encontros foram realizados na segunda quinzena de outubro no Salão Nobre da instituição, em que, os estudantes divididos em grupos, receberam informações sobre o regimento da instituição, postura pessoal de acordo com sua escolha profissional, e outras dicas para enfrentar as barreiras que surgem ao longo do curso, para que se sintam motivados a traçar metas pessoais e profissionais e um dos passos mais impostantes deste contexto seja a conclusão da graduação escolhida.
A ideia, segundo a psicóloga Eliza Raquel Andrin, coordenadora do projeto, surgiu da observação durante as entrevistas com alunos que procuravam pelo trancamento da matrícula, na maioria das vezes sem um motivo relevante para a desistência do curso."Foi ali que sentimos a necessidade de amparar o aluno na perspectiva de continuação dos estudos e, principalmente, ao seu projeto de vida", destacou.
Eliza afirma que o projeto focou também na motivação para o autodesenvolvimento na busca de sua autonomia e competências para o êxito na vida acadêmica, ao mesmo tempo em que procurou conscientizar sobre a importância do desempenho a partir de adoção de hábitos de estudos e atitudes cientificas.
"Os acadêmicos ingressantes devem ter noção da importância de seu projeto como universitários, tanto para ele, quanto para a comunidade onde irá atuar