Educação infantil
Introdução
O interesse por refletir sobre “As práticas de Alfabetização das crianças no Ensino de Nove Anos”, no Ensino Fundamental surgiu depois de algumas reflexões e alguns estudos realizados para minha graduação. Estes estudos envolvem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e destacam a importância dessas etapas para o desenvolvimento das crianças.
Os estudos e experiências diárias na escola me permitiram olhar para a nova proposta de diferentes lados: como acadêmica, de maneira mais teórica, e da sala de aula, como professora, de modo mais prático. Sendo assim, interessei-me por compreender como, nós professores estamos entendendo e traduzindo para suas ações escolares essa política de Ensino de Nove Anos e como a escola em si tem orientado os professores para atuar nesse novo momento.
É essencial a realização de estudos sobre assuntos relacionados à interação professor-aluno no atual contexto escolar, bem como a reflexão a respeito da implantação e do papel desse novo modelo de ensino na formação dos cidadãos. Creio que conhecer o dia-a-dia da escola possa nos auxiliar na compreensão de como essa nova legislação tem repercutido nesse espaço e quais as conseqüências esse novo modelo traz para a vida das crianças e dos profissionais da educação.
São muitas as questões a serem debatidas com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Afinal, não se trata apenas de transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da antiga primeira série. É necessário que a prática pedagógica seja planejada, e que os profissionais desta área consigam ver, entender e lidar com as crianças como crianças e não apenas como estudantes. A inclusão de crianças de seis anos no ensino fundamental requer dialogo e alternativas curriculares claras e condizentes as necessidades desta faixa etária.
Bases legais do Novo Ensino.
Baseado nas necessidades sociais e educacionais busca-se fazer mudanças na