Conceitos e habilidades necessárias na área de design instrucional
1. TEMA: Design Instrucional
2. JUSTIFICATIVA DO TEMA: Profissionais de diferentes áreas tem atuado como produtores de material pedagógico para cursos em EaD. O objetivo deste curso é uniformizar os conceitos sobre design instrucional e desenvolver competências relacionadas à função (DI, o fluxo de trabalho).
3. ABORDAGEM PEDAGÓGICA: Perspectiva situada.
4. JUSTIFICATIVA DA ABORDAGEM PEDAGÓGICA: A perspectiva situada é a abordagem pedagógica mais adequada para o tipo de trabalho que vamos desenvolver, na medida em que os discentes do curso aprenderão os conceitos e habilidades necessárias na área de Design Instrucional através de situações próximas e interligadas ao que eles realmente enfrentarão na prática do profissional de DI.
5. PERFIL DO PÚBLICO-ALVO Perfil do público-alvo (a quem se destina: faixa etária, sexo, escolaridade, ocupação ou área de atividade profissional, existência ou não de portadores de necessidades especiais ou de residentes fora do país, atividades culturais etc.):
Brasileiros entre 20 e 30 anos, cursando ou já tendo concluído o Ensino Superior com disponibilidade de pelo menos duas horas semanais para a realização das atividades do curso.
Atualmente não há alunos portadores de necessidades especiais, o que não impede que o curso seja adequado para atender a esse público.
A comunicação se dará através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, por isso é necessário que o discente apresente algumas competências e habilidades tecnológicas para aproveitar ao máximo os recursos que o curso proporciona. Dentre essas habilidades destacamos conhecimentos básicos de multimídia e de aplicativos como editores de texto e a utilização adequada de interfaces da Internet, por exemplo, chats, e-mail, fóruns.
Também acrescentamos as condições tecnológicas mínimas para participar do curso: microcomputador com processador compatível ao Intel Dual Core ou superior; sistema operacional Windows XP, Vista ou 7; 2 (dois)