diario de obra modelo
“Um Ambiente Colaborativo para Apoio a um Curso de Projeto de Software
Orientado a Objetos”
De
Ana Lucia Zanella
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestrado em Informática
Resumo
O ensino de Orientação a Objetos tem recebido ênfase cada vez maior nos últimos tempos devido ao crescimento da utilização de tal paradigma em empresas e em ambiente acadêmicos, mas esta prática tem mostrado alguns problemas.
O ensino Colaborativo é baseado em técnicas colaborativas diversas utilizadas no processo de ensino aprendizado, com o objetivo de auxiliar o aprendizado [Gokhale95]. Algumas destas técnicas pressupõem que alunos trabalhem em grupos, compartilhando conhecimento e ajudando uns aos outros na resolução de dúvidas e problemas.
Ensino Colaborativo Auxiliado por Computador (CSCL - Computer Supported Collaborative Learning) pressupõe o uso de tecnologia para apoio às técnicas de ensino colaborativo [Kumar96]. Atualmente, ferramentas Internet, tais como, e-mail, ftp, WWW, etc. tem sido bastante utilizadas neste contexto.
1. Introdução
Um dos grandes problemas no ensino do paradigma orientado a objetos é a influência que o paradigma de desenvolvimento estruturado tem sobre os alunos, que tiveram sua base neste paradigma. Ensinar o paradigma OO de maneira eficaz é ensinar o aluno a conceber um software em termos de objetos, classes, trocas de mensagens etc.
Ensino colaborativo pode ser definido como um conjunto de técnicas de ensino-aprendizagem, baseadas na colaboração entre todos os participantes do processo, isto é, professores e alunos [Gokhale95] [Yerion95] [Kumar96]. Estas técnicas visam favorecer a troca de experiências entre os participantes, sejam estas dúvidas, problemas, dicas, conhecimento adquirido, etc., descentralizando o conhecimento tradicionalmente concentrado na figura do professor. Desta forma os alunos tornam-se