CONFLITOS NO TRABALHO
Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: mentir vergonhosamente.
Enganar, iludir; ludibriar.
Caso: No RH de uma empresa da área comercial existiam por volta de 6 funcionários, todos com suas funções bem específicas e direcionadas e uma moça é responsável pelas admissões no sistema e contratos de trabalho para os novos colaboradores.
Em uma determinada semana o número de admissões foi extremamente alto, com isso a quantidade de trabalho aumentou e ela só tinha até o final da semana pra entregar tudo ao seu supervisor, ou seja, muito trabalho e pouco tempo hábil para a finalização dos processos, logo a sobrecarga de serviço fez com que ela omitisse algumas operações para poder finalizar tudo ate no final da semana.
Na sexta-feira ela entregou ao seu supervisor e disse que estava tudo pronto, mas depois de algumas semanas problemas na falta de documentação, assinaturas falsas foram detectadas pelo DP e causaram diversos problemas.
A funcionária omitiu e mentiu ao seu supervisor sobre o seu trabalho, talvez se ela pedisse um prazo maior, ou pedisse ajuda aos seus colegas nada disso teria acontecido.
O ambiente ideal em uma empresa é sempre o ambiente da transparência. A mentira já entra em uma questão ética. Ou a empresa recrutou de forma errada ou está mantendo pessoas erradas no quadro de colaboradores. O menor sinal de mentira vindo de qualquer funcionário deve ser punido com rigor.
Um ambiente sem fofoca e intrigas é muito mais agradável para trabalhar, além de tudo, pense em sua reputação profissional: precisamos cometer atos que nos impulsionem ao crescimento, e não ao retrocesso.
FELIPE LEITE BARBOSA 134334