PROJETO OBMEP
Professores responsáveis: Professores de Matemática da escola
INTRODUÇÃO
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). É dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. Em 2014 a OBMEP comemora a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.
OBJETIVOS
- Estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos.
- Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
- Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
DESENVOLVIMENTO A escola possui duas turmas de cada série. A disciplina Matemática é divida em Matemática I – Álgebra com quatro aulas semanais do 6º ao 1º ano do ensino médio e 5 aulas no 2º e 3º anos do Ensino Médio e Matemática II – Espaço e Forma com duas aulas semanais. O projeto OBMEP será trabalhado da seguinte forma:
1) Análise do banco de questões 2014 e provas anteriores.
2) Seleção de questões para serem