lghilyflgvbh
462 palavras
2 páginas
Uma das causas que mais assustam as pessoas nas grandes cidades, não somente em nosso país o Brasil, mas em todo mundo é a violência. E ela pode estar ligada a várias causas sendo que aprincipal delas é a má distribuição de renda, pois muitas pessoas por não possuírem condições necessárias para sobreviver acabam entrando nesta onda de crimes. Grande parte da violência urbana é maisvista nos grandes centros urbanos atingindo assim todas as populações, pois está ligada as leis, as ordens públicas, e principalmente as pessoas que fazem parte destes grandes centros urbanos conhecidoscomo cidades. A violência urbana é o termo usado para designar ataques relativamente sérios à lei e à ordem pública que vêem a violência se exprimir em uma ou mais cidades de um ou mais países.
A cidade comolugar de interiorização e de repreensão da violência
A interiorização da violência pela urbanização
A violência em geral cobre uma diversidade de comportamentos ou atos individuais,interpessoais ou mesmo coletivos. De uma época como de uma sociedade à outra, como recordado pelo filósofo Yves Michaud, as formas de violência empregadas e sua intensidade variam muito. Falaríamos hoje, porexemplo, de uma “violência na estrada” ou de uma “insegurança no trânsito”. Mas não é tudo, nossa sensibilidade a estas formas de violência mudou.
Segundo o autor, as normas aumentaram. Assim,comportamentos violentos passados outrora pelo silêncio como o mau trato infantil ou as violências conjugais são hoje denunciadas: a violência circulando na esfera familiar é assim particularmente recente.Tudo isto explica, sempre segundo Yves Michaud, a extensão da incriminação no direito penal. Num mesmo movimento, o direito penal vê sempre mais a violência como não sendo necessariamente propriamentefísica: o que implica a atualização da noção de “vias de fato” à categoria mais antiga de “golpes e feridas”.
Para explicar a sensibilização maior quanto à violência, nós podemos recorrer à célebreteoria