OBMEP
A olimpíada de matemática das escolas públicas (OBMEP), e a Olimpíada Brasileira de matemática (OBM), ou seja,que inclui todas as escolas brasileiras sejam públicas ou privadas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
A OBMEP abrange exclusivamente estudantes das redes públicas municipais, estaduais e federais até o Ensino Médio. Enquanto a OBM abrange todas as outras esferas da educação, incluindo o setor privado e até mesmo a graduação.
O objetivo desta realização é fazer com que o aluno sinta mais interesse e prazer com a matemática, além disso, descobrir novos talentos nesta área.
Neste ano de 2014, a OBMEP comemorou sua décima edição, porém ela tem sua origem vinda do Movimento da Matemática Moderna (MMM), em 1967. Este movimento chegou ao Brasil e permaneceu por mais de uma década. Com ele veio a busca por um ensino menos frio e mais significativo. Era o começo de uma matemática mais atrativa aos alunos.
As olimpíadas surgiram no Brasil primeiramente em São Paulo em 1977, foi criada pela Academia Paulista de Ciência. Dois anos após, iniciou-se a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM, com as Olimpíadas Regionais de Matemática envolve por ano a participação de quase 400 mil estudantes no País.
Pouco se fala sobre o OBM, pois o maior destaque é realmente dado a OBMEP. Podemos observar no site da instituição que a Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto elaborado para a construção de um ambiente mais estimulante e interessante de estudos, tanto para alunos como para professores. Observamos que a OBMEP foi criada para ser de longa duração, tendo um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica.
Logo a finalidade não é apenas um momento de estudo em um ambiente mais agradável, mas um grande investimento em novos talentos que sempre poderão surgir a