LOGISTICA
CONCEITOS TEÓRICOS
ELECTRONIC DATA INTERCHANGE
Electronic Data Interchange (EDI) ou Troca Eletrônica de Dados é a troca de dados ou documentos digitais entre sistemas de diferentes empresas. O EDI tem como seu principal objetivo tornar transações de negócios mais eficientes, sendo mais rápidas baratas e confiáveis, com menor tempo e custo.
Esta eficiência ocorre porque documentos como Ordens de Compra, Faturas, Notas Fiscais, Aprovações de Crédito e outros, deixam de ser feitos manualmente e passam a ser realizados em programas de computador, consequentemente tornando o processo mais rápido, reduzindo significante a chance de erro humano, eliminando a re-digitação de documentos em diferentes etapas do processo.
VENDOR-MANAGED INVENTORY
Vendor-Managed Inventory (VMI) ou Estoque Gerenciado por Fornecedor é uma prática utilizada por algumas empresas onde o fornecedor tem a responsabilidade de planejar, controlar e repor o estoque dos produtos por ele produzido dentro de uma empresa cliente. Um dos principais objetivos do VMI é garantir que os produtos sejam entregues no momento certo e na quantidade certa, reduzindo assim a falta e o excesso de estoque.
Para o fornecedor, as principais vantagens de trabalhar sob este sistema é a vantagem competitiva, melhor utilização e, consequentemente, redução de custo com transporte, aumento de vendas e relacionamento sólido com clientes. Já para o cliente, os principais benefícios são a eliminação do custo com o controle de estoque dos produtos, gerando produtos na hora e momento certo.
OUTSOURCING
A prática chamada Outsourcing ocorre quando uma empresa opta por transferir determinada atividade para uma empresa terceira especializada ao invés de realizar internamente. Ao terceirizar atividades secundárias as empresas podem se manter mais focadas em suas competências estratégicas.
Existem vários motivos que podem levar uma empresa a terceirizar