A Comunicação em prol do meio ambiente em uma instituição pública de ensino superior
A publicização da problemática ambiental faz-se cada vez mais necessária perante uma sociedade habituada ao consumo excessivo e à exploração dos recursos naturais na busca pelo desenvolvimento econômico. O capitalismo figura como um dos maiores obstáculos para o uso sustentável do meio ambiente. Neste contexto, a mídia possui função fundamental na divulgação das emergências do planeta, de forma a conscientizar a sociedade para uma mudança de hábito. Essa reflexão torna-se presente em diversas instituições, que passam a aderir a práticas com o intuito de diminuir os impactos ambientais. O presente artigo apresenta as iniciativas de responsabilidade social tomadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora por meio da Secretaria de comunicação da instituição.
Palavras-chave:
Meio sustentabilidade; mídia
ambiente;
comunicação;
responsabilidade
social;
Introdução
Noções de consumo inconsciente e descartabilidade de produtos em curto período de uso estão inerentes ao comportamento da sociedade atual. Uma das grandes razões para explicar a utilização exacerbada de recursos ambientais é o sistema produtivo ao qual boa parte do mundo está submetida, o capitalismo.
O sistema regente está diretamente ligado às práticas de consumo. Estas foram sendo delineadas ao longo dos processos que consolidaram o cenário econômico atual, o quê, de alguma forma, responsabiliza as empresas por tal comportamento. Entretanto, o meio em que vivemos não é capaz de suportar tamanha exploração e não dispõe de recursos que durarão para sempre. As fontes utilizadas para manter o capitalismo vigente são esgotáveis e, na maioria das vezes, emissoras de agentes que agravam ainda mais a situação ambiental, como é o caso da poluição gerada pelo funcionamento de fábricas e combustíveis automotivos.
As práticas de responsabilidade ambiental, apesar de influenciadas