Projeto Nova Luz
PRINCÍPIOS NORTEADORES
Para estabelecer e alcançar um projeto urbano estruturado e coerente, alguns princípios foram estabelecidos de forma a incorporar no desenho soluções relacionadas às potencialidades e oportunidades na área. Os princípios abaixo são a base das ideias desenvolvidas no projeto urbano com relação a conectividade, espaços abertos e definição do programa de usos para cada edificação.
Proteger a Malha Urbana A malha urbana na forma de quadrícula é uma das principais características do bairro que deve ser preservada. Os bulevares que circundam e cortam a área proporcionam acessibilidade e conexão com o entorno. Propomos um mini-anel viário que garanta acessibilidade ao interior da área da Nova Luz sem comprometer a qualidade urbana em seu interior (ver Capítulo 3 - Mobilidade). Essa estratégia permite que a rede remanescente possibilite formas mais sustentáveis de locomoção, como caminhadas, ciclismo e transporte público.
Definir Portais Reconhecer e acentuar os pontos de entrada para a Nova Luz. Os pontos fundamentais de acesso são destacados através da criação de referências urbanas que funcionam como portais. Estes são definidos em pontos estratégicos para reforçar a transição para entrada na Nova Luz. Em algumas áreas, o projeto vai melhorar e fortalecer essas passagens urbanas, enfatizando edifícios e valorizando os espaços públicos.
Conectividade
Promover conexões francas com o entorno, melhorando a acessibilidade e deslocamentos entre os setores, fomentando caminhadas nas áreas comerciais e de lazer
Rede de áreas verdes
Criar um sistema de espaços públicos de diferentes escalas associados aos existentes, criando uma ampla gama de funções e atividades para incentivar o uso das áreas públicas e os investimentos na região.
Este princípio é composto pelos seguintes elementos:
Arborização;
2. Jardins de chuva;
3. Praças;
4. Terraço jardim.
Como parte do Projeto Urbano, propõe-se uma rede de