obra incrivel - itaipu
ENGENHARIA CIVIL
MARIA HELENA
UMA OBRA DE ENGENHARIA DE GRANDE PORTE
Itaipu Binacional
CASCAVEL- PR
2014
MARIA HELENA
UMA OBRA DE ENGENHARIA DE GRANDE PORTE
Itaipu Binacional
Trabalho referente ao 1º bimestre na disciplina de Introdução a Engenharia, no curso de Engenharia civil 1º ano.
Professora: Neusa Beltrame
CASCAVEL – PR
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar a obra da Itaipu Binacional. Esta extraordinária obra enaltece os nossos engenheiros Brasileiros, e mostra como são competentes e capazes de projetar obras fantásticas, que impressionam por sua beleza e funcionalidade.
A Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu é um exemplo de cooperação entre duas nações e deve servir de modelo para a interação dos países do Mercosul. Com a Itaipu, o Brasil desenvolveu uma tecnologia própria de construção de grandes barragens e incorporou ao setor elétrico uma usina que hoje responde por quase um quarto de todo o consumo nacional.
Vencendo barreiras e superando os limites, Foz do Iguaçu foi presenteada com uma das maiores usinas Hidrelétricas do Planeta: a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Mas não foi só a geradora de energia que foi construída. Paralelamente foi se trabalhado o ambiente social e recuperação do ecossistema em volta do reservatório. O resultado disso tudo acabou no surgimento do grande Complexo Turístico de Itaipu
2 A ENGENHARIA
A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a