Itaipu-jota
USINA ITAIPU
Alunos:
Goiânia, 20 de novembro de 2011.
Índice
1: Introdução
2: USINA ITAIPU – Etapas Construtivas
3: Início das Operações
4: Importância da Obra
5: Outros Detalhes Técnicos
- Interligação com o sistema Brasileiro
- Sistema de Corrente Continua
- Sistema de Corrente Alternada
- Interligação com o sistema Paraguaio
6: Conclusão
7: Referências bibliográficas
8: Anexo
9: Para saber mais
INTRODUÇÃO
A Usina de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia Seu nome, que na língua guarani significa "a pedra que canta", faz referência à pequena ilha que havia ali, antes da obra.
USINA ITAIPU
Etapas Construtivas
Avaliações territoriais a fim de averiguarem o ponto mais indicado para execução do projeto se deram no ano de 1973, fora escolhido então um trecho do rio conhecido ITAIPU.
O inicio da construção se deu em 1974, em 14 de outubro de 1978 foi aberto o canal de desvio do rio Paraná, onde tal intervenção permitiu alterar o curso do mesmo, removendo 55 milhões de metros cúbicos de terra e rocha, sob orientação e projeto do engenheiro Gomurka Sarkaria sendo ele o responsável pelo modelo da barragem, do tipo gravidade aliviado, formando aberturas que lembram a estrutura de uma catedral.
A Itaipu Binacional passa a ser uma realidade irreversível. A escavação do desvio do Rio Paraná termina dentro do prazo. Em 20 de outubro de 1978, 58 toneladas de dinamite explodem as duas ensecadeiras que protegiam a construção do novo curso. O desvio tem 2 km de extensão, 150 metros de largura e 90 de profundidade. No mesmo dia, é assinado um contrato de US$ 800 milhões que garante a compra de turbinas e dos turbo-geradores. O novo canal permite que o trecho do leito original do rio seja secado, para