Projeto Leitura e Escrita
1- ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Alfabetização e letramento é a apropriação social da leitura e da escrita nos diversos grupos sociais. Apropriação esta intrinsicamente ligada aos interesses dos indivíduos ou de seus respectivos grupos. Tais pesquisas vem discutindo que a leitura e a escrita só fazem sentido quando estudos no contexto das práticas sociais nas quais estão inseridas (BARTON, 1994; GEE, 1996; HEATH, 1983; KLEIMAN,2001).
Em um processo de alfabetização é fundamental considerar que práticas de leituras às crianças se envolvem, com objetivos que almejam ler. Entretanto, tal necessidade não justifica que devem aprender apenas atividades de leitura e de escrita, que tenham esses fins específicos. Não devemos pensar que eles precisam de comunicação escrita apenas para fins instrumentais.
Se os alfabetizando são capazes de fazer com competência a leitura do mundo, podem também ser competentes para a leitura de livros, jornais etc.... Segundo FREIRE (1983, P.11):
A leitura do mundo precede a leitura, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir a continuidade da leitura daquele. Compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre texto e contexto. Sendo assim, o ato de ler, antes de tudo é um ato crítico e aquele que estar aprendendo a ler e escrever; deve ser concebido como o sujeito do reconhecimento, ou seja é por meio das interações que constrói o contexto. Na sociedade em que vivemos atualmente, os analfabetos estão diariamente expostos aos mais variados contextos sociais a língua escrita está presente: nas ruas, nas igrejas, nos supermercados etc.... Dessa forma vão usando estratégias, as mais diversas,