empreendedorismo
Fabiano Vurdel Tyburski
Pablo Rodrigo Bes Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG 0257) – Prática do Módulo II
06/06/13
RESUMO
Este trabalho foi realizado através da metodologia de pesquisa documental onde será abordada a origem do termo empreendedor; principais conceitos sobre o termo empreendedor; qual a diferença entre oportunidade e ideia; quando uma ideia se transforma em oportunidade de negócio; principais características do empreendedor.
Palavras-chave: Oportunidade. Ideias. Inovação.
1 INTRODUÇÃO
O empreendedorismo, de uma forma geral, teve os seus conceitos embasados a partir do século XVII, mais foi no século passado que seus princípios foram consolidados, tais como: a origem do conceito empreendedorismo, as descrições dos primeiros pesquisadores, as características dos empreendedores e a importância dos empreendedores para a sociedade.
A palavra empreendedor teve origem do termo latim imprendere, e chegou nos dias atuais como uma derivação da palavra francesa entrepreneur, que significa aquele que assume riscos e dá início a algo inovador.
No século XVII surgiram as primeiras evidências da relação entre empreendedorismo e o ato de assumir riscos, sendo que a criação do termo empreendedorismo é creditada a um escritor e economista da época, Richard Cantillon. Ele teria sido um dos primeiros a separar o conceito de empreendedor (quem assumi riscos) e capitalista (quem disponibilizava o capital).
2
2 CONCEITOS DE EMPREENDEDOR
Os conceitos que embasam o modelo de empreendedor não são novos, segundo Dornelas
(2007), desde 1848 já se descrevia as qualidades e características empreendedoras, sendo que naquele ano, o autor Mill descreveu o conceito “assumir riscos”.
Segundo Longenecker (1998 p. 03), define empreendedor como:
[...] a pessoa que inicia e /ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e